Verdades e Mentiras Sobre Bitcoins

Verdades e mentiras sobre Bitcoins sempre aparecem e o principal motivo é atrair a atenção das pessoas.Exemplo disso é o atual vírus, Coronavirus, que está assustando a população mundial, devido as mortes que já ocorreram, mas principalmente pela excessiva “propaganda” do mesmo.

No caso do Bitcoin, aparentemente, as notícias que aparecem na mídia tradicional são criadas para colocar medo na população e o surto econômico é um dos assuntos principais.

Veremos a seguir algumas verdades e mentiras que aparecem por ai e como você pode libertar-se do que na maioria das vezes são notícias para atrair visualizações em sites.

Verdade e Mentiras sobre Bitcoins – Não possui Lastro

O lastro é a garantia de que as moedas em circulação realmente tenham valor, mas isso não é mais utilizado

Quando um país precisa de mais dinheiro, basta fazer a alteração em uma planilha, por exemplo, o dólar em circulação saiu de mais ou menos US 4.5 trilhões em 2000 para para U$ 15,5 trilhões, atualmente.

Isso é um exemplo de que o lastro do bitcoin não existe, porém muitos profissionais do mercado insistem no assunto.

Bitcoin é usado para lavagem de dinheiro

Aqui eu deixo um adendo, sim em alguns casos pode ser usado para isso, porém moedas fiduciárias ou comércios de fachada também.

Sendo assim nada implica que o bitcoin foi criado exclusivamente para lavagem de dinheiro, pelo contrário, foi criado para aumentar a segurança nas transações financeiras.

Além disso a rapidez das transações com bitcoin aumenta a segurança e consequentemente a confiabilidade das transações.

Verdades e mentiras sobre bitcoins nas compras

Estamos em 2020 e a maioria dos estabelecimentos ainda não aceita bitcoin ou outras criptomoedas como forma de pagamento.Nos primeiros anos do seu surgimento tinha-se a impressão de que isso seria rápido, mas até o momento não ocorreu.

Independente dos que trabalham com bitcoin existe a maioria da população que desconhece algumas ferramentas de quem trabalha com criptomoedas, haja vista que já existem bancos digitais que fazem isso.

A Alterbank é exemplo disso, é um banco digital que oferece cartão físico e virtual para transações com moedas fiduciárias e com criptomoedas.

Para utilizar os seu bitcoins na Alterbank basta depositar os mesmos na sua conta digital e transformar em reais no aplicativo, feito isso é possível usar o seu cartão em qualquer estabelecimento que aceite compras com cartão de crédito, além disso pode transferir diretamente em bitcoins, caso o estabelecimento aceite.

Só é possível usar bitcoins em corretoras

No tópico anterior já mostrei que isso é uma falácia e que você pode usar a criptomoeda em qualquer lugar, mesmo porque o bitcoin usa a tecnologia peer-to-peer.

Os bitcoins podem ser transferidos de pessoa para pessoa, sem a necessidade de passar por uma corretora, exemplo, “A Maria solicitou a wallet do Henrique para fazer uma transferência de 0,01 btc.”

Além disso existe a mineração de bitcoin, método utilizado para validar as transações e/ou a mineração no PC.

Verdades e mentiras sobre bitcoins – É preciso ter muito dinheiro

Logo que surgiu o bitcoin ainda era compreensível as pessoas terem a percepção de era necessário ter muito dinheiro para comprar a criptomoeda.

Hoje sabe-se que você pode comprar apenas R$ 10,00 de btc ou até menos, o problema é que as pessoas atentam para o preço de 1 btc e ficam assustadas.

No site Dollar Hoje você consegue verificar o preço do bitcoin e de outras diversas criptomoedas, faça isso para calcular quanto você deseja de criptomoedas.

Transações com bitcoins são irreversíveis

Isso é pura verdade, por isso fique bem atento ao enviar btc e/ou receber, preste atenção no número da wallet que está utilizando.

Caso erre neste ponto é impossível reverter a operação, o único jeito seria descobrir para quem foi enviado, explicar o ocorrido e solicitar a devolução.

Sendo assim, fique atento para não errar e entenda que transações irreversíveis são somente mais um fator que torna o btc seguro.

Só é possível guardar btc na nuvem

Mentira, você pode guardar os seus btc em uma paper wallet ou em uma ledger por exemplo, na verdade estes são métodos muito utilizados.

Guardar btc em corretoras online não é recomendado, mas acaba sendo um método muito utilizado por causa de operações no trading de altcoins.

É impossível rastrear operações com bitcoins

Com exceção de algumas criptomoedas como Monero, no bitcoin a blockchain é pública e todas as transações podem ser rastredas.

Aparecem os valores, endereços e a data da transação, mas o endereço é “anônimo”, ou seja, é impossível saber que é o autor da transação.

A questão é que você, sabendo qual é a sua wallet, pode acompanhar as transações, terceiros só saberão caso você envie a informação à eles.

Verdades e mentiras sobre bitcoins – Bitcoins é ilegal

Mentira ! Acesse o site Bitcoin Regulation e veja a regulamentação de cada país, no Brasil a moeda é legal, porém não conta com uma regra específica.

Mesmo sem uma regulamentação específica é obrigatório a declaração do imposto de renda das movimentações com bitcoins.

Existem regras e valores para a declaração do btc e no link do parágrafo anterior você têm informações importantes para fazê-la.

Bitcoin é Pirâmide !!!

Este mito foi criado por causa das supostas empresas que enganam pessoas e trabalham com esquemas de pirâmide.

Vou poupa-me de comentar esse tipo de empresa neste artigo, mas com uma pesquisa rápida no Google você encontrará muitas informações sobre o assunto.

Aproveito para informar que a melhor maneira de fazer bom uso do bitcoin é juntando um pouco todo mês, mesmo que seja em faucets.

Muito cuidado, estude mais sobre o assunto antes de entrar em qualquer “empresa” que te ofereçam, todo cuidado é pouco.

QUER O SEU CARTÃO DE BITCOIN GRATUITAMENTE E UMA CONTA DIGITAL ?CLIQUE AQUI E CONHEÇA A ALTERBANK

Participe com seu comentário